Quick contact info

Introducing a truly professional WordPress theme built to last! We developed Wilmër for all construction & architecture sites.

icon_widget_image Monday-Friday: 9am to 5pm; Satuday: 10ap to 2pm icon_widget_image 7300-7398 Colonial Rd, Brooklyn, NY 11209, USA icon_widget_image + (123) 1234-567-8900 + (123) 1234-567-8901 icon_widget_image wilmer@mikadothemes.com wilmer2@mikadothemes.com

Modernidade em invasão? Conheça a nova modalidade de assaltos a condomínios

Compartilhe nas redes sociais!

Tudo na vida evolui. Se desenvolve. Procura um meio de progredir e se atualizar para se perpetuar.

A boa notícia é que a frase acima diz respeito ao ser humano e tudo o que ele fez de bom ao longo de sua existência. Ou seja, é somente por esse anseio que ele tem de sempre ir além é que temos tantas coisas extraordinárias que a raça humana chegou aonde ela chegou.

Porém, a má notícia é que isso inclui aspectos negativos que também evoluem. Uma prova disso é que malfeitores sempre dão um jeito de aprimorarem suas técnicas, ideias e estratégias em prol de seus objetivos. E dentro desse contexto, talvez o maior exemplo esteja nos invasores de condomínios.

Como os prédios possuem inúmeras formas de segurança para se protegerem desses ataques, os bandidos são obrigados a evoluírem suas ações a fim de burlarem esses sistemas. E é justamente por essa situação que, por muitas vezes, os ladrões se tornam tão modernos que é difícil sistemas de segurança barrarem suas atuações.

Agora, a novidade desses invasores está na criação de uma forma diferente de assaltar um condomínio. E para isso, eles não precisam usar violência e nem armas. Basta utilizarem de sua boa aparência e aproveitarem uma falha de controle de acesso para assim, entrarem e saírem pela porta da frente sem levantarem suspeitas.

Allport vai detalhar mais sobre esse novo tipo de ação desses ladrões e como seu condomínio pode se proteger deles. Confira!

Como funciona essa nova modalidade de assalto?

Se você acha que para ser um invasor de condomínio precisa ter aquele estilo e atitude que víamos em cinema, você está muito enganado. Nessa nova modalidade de assalto a condomínios, as armas foram substituídas por “boas” ideias, muita audácia e paciência para estudar e verificar qual a maior falha de um prédio.

No entanto, a maior característica desse estilo de assalto está na aparência dos bandidos. Isso significa que os criminosos vão se camuflar como pessoas normais, ou seja, com moradores ou prestadores de serviços que têm o costume de estarem sempre presente naquele prédio.

 

Na nova modalidade de assaltos, bandidos usam de boa aparência e conversa envolvente para invadirem o condomínio sem levantar suspeitas (Crédito: shutterstock).

 

Outro elemento forte desses malfeitores está na atitude. Gentis, solícitos e simpáticos, eles driblam qualquer desconfiança de moradores e porteiros, adentrando o condomínio sem pedirem permissão. Pior: eles ganham a permissão sem fazerem nenhum esforço, fato esse que diz muito sobre a segurança do condomínio.

Quem tem boca vai à Roma

Os novos assaltantes que sim, são jovens, usam uma grande arma capaz de burlar e enganar o mais eficiente e cético sistema de segurança: a lábia.

Com bom papo, esses bandidos conseguem enganar porteiros dizendo que estão visitando alguém ou que está com o morador da frente para assim, entrarem nas dependências do prédio com permissão. Além disso, também são um pouco mais ousados para entrarem disfarçados no edifício como prestadores de serviços, visitantes de alguma unidade do prédio ou até mesmo oficiais de justiça.

Já dentro do condomínio, os ladrões, mais livres, eles passeiam pelas dependências do lugar até encontrarem uma unidade vazia e de interesse para assim, entrarem nela por meio de arrombamento. O objetivo é levar objetos de valor que possam ser carregados em mochilas ou malas que estejam no próprio lugar, tudo para não levantarem suspeitas.

Os disfarces mais usados nessa nova modalidade de assalto

Quando se trata de fantasia, a mente desses bandidos vai longe. Sem limites, eles de disfarçam de qualquer coisa que os permita entrar no condomínio sem levantar suspeitas.

Os principais tipos de disfarces são:

  • Morador
  • Amigo de morador ou parente
  • Interessado visitar um apartamento para comprar ou alugar
  • Jovem pedindo ajuda porque foi “assaltado”
  • Oficial de justiça
  • Técnico de operadora ou outro prestador de serviço
  • Entregador de pizza
  • Agente de saúde (fiscal para focos de dengue)
  • Outros serviços
Principais falhas do condomínio

Dentro de tudo o que falamos até agora, uma coisa é certa: de nada adianta os assaltantes serem as mentes mais evoluídas do mundo se eles não enxergarem uma brecha, uma falha no sistema para colocarem seus planos em atuação.

Brechas na segurança, falhas de moradores e colaboradores são vistas como oportunidades de bandidos invadirem as unidades (Crédito: shutterstock).

 

E nesse sentido, colaboradores do condomínio (principalmente porteiros), o sistema de controle de acesso, gerência do prédio e até moradores ajudam a facilitar o dificultar a entrada dos bandidos.

Do ponto de vista dos porteiros, eles são os responsáveis por serem os primeiros a barrarem essas ações. Ou seja, eles precisam seguir à risca os protocolos de segurança estabelecidos pelo prédio para assim, garantirem que nada vai acontecer de errado. Também é fundamental que eles estejam sempre atentos, desconfiando de todo e qualquer um que, de fato, não seja um morador.

Porém, todo o esforço do porteiro pode ser colocado em perigo se ele não tiver a sua disposição um sistema de controle de acesso confiável, efetivo e de qualidade, bem como outros aparatos tecnológicos (câmeras e outros acessórios) que ajudem o colaborador nessa missão.

E dentro desse contexto, é responsabilidade e obrigação do síndico ter esse tipo de iniciativa para precaver seu prédio de invasões. Afinal, é isso que se espera de um líder e no caso do síndico, figura máxima dentro de um ambiente condominial, ele precisa propor essas soluções para trazer a sensação de segurança aos moradores.

Por fim, a ponta final dessa corda está nos moradores. Eles precisam sim fazer sua parte, ou seja, seguir todos os protocolos de segurança estabelecidos pelo condomínio para assim, minimizar a chance de invasão de malfeitores.

Como evitar invasões dessa nova modalidade de assaltos?
  • Funcionários: sempre ter os colaboradores bem treinados e qualificados, o que evita assim falhas de procedimento e, consequentemente, facilita a invasão dos bandidos.
  • Segurança física: ter equipamentos atualizados e que ajudem na segurança como controle de acesso, câmeras e qualquer outra tecnologia de ponta.
  • Moradores: sempre manter os condôminos informados sobre os procedimentos de segurança, bem como a importância de cada um deles para que o condomínio não sofra riscos.
  • Síndico: seja sobre novos assaltos ou formas de precaução, é necessário estar por dentro de todas as novidades. Afinal, toda informação pode (e deve) ser revertida em novas práticas, tecnologias, condutas e formas de proteção ao condomínio. E isso começa com o síndico.
O que mais falta os bandidos inventarem?

De fato, essa é uma pergunta difícil de ser respondida. Afinal, a criatividade desses ladrões é tão grande que é errado duvidarmos do que eles são capazes.

Equipamentos de segurança e colaboradores bem preparados são um grande passo para evitar essa nova modalidade assaltos no condomínio (Crédito: shutterstock).

 

Sendo assim, é importante que o condomínio foque na parte que lhe compete para assim, diminuir qualquer tipo de situação que traga perigo ao local. Somente assim é possível estar sempre preparado para qualquer ação dos criminosos.

Dentro deste contexto, a Allport é uma empresa de serviços terceirizados mais do que preparada para ajudar o seu condomínio a estar seguro!

Possuímos um serviço de portaria com colaboradores experientes e profissionais que, constantemente treinados, são extremamente atentos e preparados a todo e qualquer tipo de situação.  

Além disso, a Allport disponibiliza as melhores e mais modernas tecnologias do mercado, tudo para garantir aos condôminos de seu prédio a melhor e mais efetiva sensação de segurança.

É desta forma, com um serviço profissional e efetivo é que o seu condomínio fará que as invasões a ele sejam coisas do passado!

Post a Comment