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Ajudando o síndico profissional cuidar de pessoas: o case de sucesso do Condomínio Califórnia

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Antes de mais nada, quando você pensa sobre a gestão de um síndico profissional em um condomínio, qual o primeiro atributo você acha que uma pessoa que ocupa este cargo precisa ter?

Com toda a certeza, responsabilidade, liderança, bom senso, inteligência e sensatez são só alguns exemplos de virtudes que um síndico profissional precisa ter para lidar com questões como gestão financeira, bem como de pessoas e projetos que melhorem o dia a dia de seus condôminos.

No entanto, existe uma motivação maior que de tão forte, quando incorporada de forma verdadeira pelo síndico, também faz toda diferença entre uma gestão inesquecível e uma que deveria ser esquecida: cuidar de pessoas.

Sendo assim, esse é o pensamento de todo síndico profissional que busca em melhorar a vida daqueles que confiaram nele, a missão de elevar o condomínio de patamar, colocando-o no caminho do progresso e não na trajetória da estagnação.

Para esta missão, é essencial que este profissional, bem como o condomínio que ele representa, tenha parceiros que não apenas pensem deste jeito, mas que traduzam esta filosofia em formas de serviços que o ajudem a cuidar daqueles que mais são afetados pelo desempenho de sua gestão. Ou seja, os moradores.

Em resumo, a junção perfeita deste pensamento será contada neste case de sucesso, onde a Allport pôde adentrar no Condomínio Califórnia para ajudar seu síndico profissional materializar seu pensamento de cuidar de pessoas de um jeito único.

Sendo assim, confira todos os detalhes desta parceria a seguir!

O início do cuidado com as pessoas

Antes de mais nada, toda história tem um começo. Logo assim, a existente entre a Allport e o Condomínio Califórnia Residencial, localizado na Zona Sul de São Paulo, teve início por Felipe Roth, que havia sido recém eleito para o cargo de síndico profissional.

Ética, respeito, educação e carinho chamaram a atenção de Roth para a Allport

Por isso, ele conta que na época, trabalhava em uma agência de publicidade que tinha a Allport como um de seus clientes. “Lá, eu tive a oportunidade de conhecer não apenas a empresa, mas também o Rodrigo Machado, que é CEO dela”, explica Roth. “Neste contato, eu pude perceber a grande preocupação da empresa em cuidar das pessoas e o quanto o lado humano é um fator determinante para a conduta e filosofia dela, tanto de sua equipe quanto de seus parceiros de negócio”, complementa.

Dessa forma, o síndico profissional, que hoje está no cargo desde novembro de 2019, relata que via a postura da Allport com seus clientes, que sempre procurou atender todos com ética, respeito, carinho e educação. “Isso me chamou muita a atenção e me despertou a vontade de ter uma empresa com esta filosofia como parceira do meu condomínio.”

O cenário no Condomínio Califórnia

Sendo assim, Roth lembra que o desafio da Allport em seu condomínio foi muito grande. Afinal, muita desta dificuldade se deu à empresa de serviços terceirizados antiga, que não prestava um serviço satisfatório na portaria, limpeza e zeladoria. “Ela nunca prestou um atendimento cuidadoso, que mostrasse preocupação sobre o que pensávamos como o serviço estava sendo feito ou a percepção dos moradores sobre o isso”, confidencia.

“Já a Allport, desde o primeiro dia que entrou e ainda por cima sabendo do problema que enfrentávamos, se empenhou ainda mais pra fazer valer a sua filosofia de cuidar de pessoas”, conta.

Os desafios da Allport no Condomínio Califórnia

Dentro desta perspectiva, Roth lembra que quando assumiu como síndico profissional, o maior desafio, em se tratando de serviço, foi o da portaria. Ou seja, a empresa precisava mudar a imagem que os moradores tinham sobre o que é uma prestadora de serviço ruim para uma que presta um serviço com excelência. “Antigamente, a gente não fazia a mínima ideia de quem estava entrando ou saindo do condomínio, seja ele pedestre ou veículo”, diz. “Ou seja, era um serviço muito ruim porque não passava segurança alguma, o que me faz pensar, hoje em dia, que foi um milagre nunca termos sido assaltados ou algo do tipo”, completa Roth.

Além disso, o condomínio também enfrentava um problema com recebimento de mercadorias registradas. “Em resumo, chegavam encomendas na portaria e não era feito o controle adequado de quem estava entregando o que, além de queixas de moradores sobre o sumiço ou violação de mercadorias, justamente porque não havia um registro sobre a condição de recebimento de cada embalagem.”

Neste contexto, então, o síndico profissional relata que desde o primeiro momento, a Allport fez questão de entrar em contato com ele para saber a percepção deste serviço por parte do corpo diretivo e moradores sobre o serviço prestado. “A empresa sempre se preocupou também se poderia fazer mais para melhorar a percepção de todos. Isso nos agradou muito”, fala Roth.

Já na parte da limpeza, o desafio, em resumo, era barrar as constantes reclamações de moradores sobre a má limpeza das áreas comuns e dos andares, má higienização das lixeiras ou constante odor de lixo espalhado em vários locais do condomínio, entre outros problemas que geraram uma grande insatisfação dos moradores.

Por fim, o serviço de zeladoria também foi afetado. “O zelador tinha funções e rotinas que não o deixavam desempenhar tarefas que de fato, são da competência deste profissional.”

Mudanças com a chegada da Allport

Segundo Roth, a primeira grande mudança foi a implantação de um sistema de controle de acesso. “Rapidamente, logo quando a Allport entrou, ela trouxe uma ferramenta que de fato, funcionava e instalou todo o sistema de biometria em todos os portões de entrada e controle de outras áreas”, explica. “Hoje, como resultado, temos um portão de veículos que abre e fecha automaticamente, sem precisar da interferência do porteiro, que por sua vez, teve essa atribuição retirada dele”, completa. Ou seja, cada morador tem seu controle – se por um acaso o morador esquecer o controle, ele precisa descer do carro, se identificar para depois, o porteiro abrir.

O sistema de controle foi um dos maiores desafios da Allport

Ainda na parte de portaria, mas também hoje, o condomínio tem um portão separado para moradores e para visitantes e prestadores de serviços. “Nesta logística, assim, o condômino tem acesso com a biometria ou a tag, e o visitante precisa realizar um cadastro com foto e documento, tudo devidamente registrado no software e feito apenas uma vez”, detalha Roth.

Já na limpeza, no entanto, a Allport trouxe equipamentos que nunca foram usados ou vistos no condomínio, como a máquina de lavar a garagem, por exemplo. “A empresa também entregou pra gente dos carrinhos de limpeza que ajudam muito no dia a dia de quem efetua a limpeza e otimizando o serviço”, completa.

Por fim, o zelador também mudou totalmente nossa rotina: das 08h às 17h, ele está dedicado à manutenção corretiva e preventiva no condomínio. “Além disso, todo prestador de serviço que entra ou mudança que ocorre, é este profissional que organiza e lidera tudo para que nada saia do controle, me relatando ainda qualquer dificuldade ou problema maior”, aponta. “Ou seja, ele é o meu braço direito”, ressalta Roth.

Resposta dos condôminos e situação atual

Sendo assim, com a prestação de serviços excelente prestada pela Allport, era inevitável que os moradores também sentissem alguma melhora. Mas qual seria a opinião deles referente a este assunto?

“A percepção foi excelente! Sendo assim, todos os condôminos, nas reuniões com o corpo diretivo do condomínio, sempre relatam com muito entusiasmo e positividade a avaliação do trabalho da Allport em nosso condomínio”, revela Roth.

Então, com a aprovação massiva dos moradores, Roth avalia como extremamente satisfatório o trabalho da Allport no Condomínio Califórnial, enaltecendo ainda a postura proativa da equipe da Allport, que se antecipa a problemas que porventura, podem surgir. Ele exemplifica: “Ao longo desse tempo de trabalho, então, tivemos troca de alguns membros da equipe da empresa aqui no condomínio, iniciativa essa tomada pela própria empresa, que em algum momento, entendeu que determinado colaborador não possuía o nosso perfil”, conta. No entanto, o síndico profissional faz questão de relatar que antes desta atitude, a Allport tenta reeducar esse profissional com orientações. “Mas quando isso não acontece, a sugestão de troca parte da própria empresa”, finaliza.  

Relação do síndico profissional com a Allport

Outro fator extremamente elogiado por Roth é a relação que o síndico profissional mantém com a Allport, principalmente se comparado a outros prestadores de serviço que trabalhavam no condomínio. “Diferente do que tínhamos antes, os colaboradores da Allport são muito educados e solícitos, o que facilita muito a convivência da gente. Sobra espaço até para algumas brincadeiras”, revela. “A melhoria foi notória, não só na minha percepção, mas na dos moradores também.”, complementa.

A relação entre Felipe Roth, síndico profissional e a Allport também é destaque.jpg(Crédito: shutterstock)

Hoje, no entanto, ele comenta que tem a proximidade e liberdade de ligar diretamente para o CEO da Allport em caso de alguma emergência, assim como o supervisor e o coordenador das equipes, que por sua vez, estão sempre alinhados. “É como se eu estivesse falando com a mesma pessoa, onde todos estão preocupados em prestar o melhor serviço”, ressalta o síndico profissional.

Sendo assim, essa relação é tão consistente e verdadeira que Roth conta que tem até um grupo no WhatsApp com os supervisores de cada equipe, algo que nunca ocorreu com outras prestadoras de serviço e que solidifica ainda mais a comunicação.  

Contribuição para a credibilidade do síndico profissional

Como a prestação de serviço foi melhorada de forma muito significativa, Felipe Roth declara que, por conta de sua decisão de contratar a Allport, os moradores adquiriram confiança em seu trabalho. “Ou seja, eles veem em mim um porto seguro na hora de tomar uma decisão tão drástica como essa. Ganhei muita credibilidade com os moradores”, aponta. “E isso só foi possível porque a Allport é uma empresa que tem excelência no serviço, fato esse que colaborou diretamente com o respaldo que eu ganhei.”

Logo assim, tal confiança foi exercitada em outras decisões que Roth tomou em prol do condomínio, como a troca da identidade do local. “Quando o pessoal viu o novo logotipo e os demais elementos gráficos, todo mundo elogiou muito o resultado e todo trabalho realizado”, comenta.

O que torna a Allport diferente para o síndico profissional?

Em pouco mais de 7 meses de trabalho, Roth faz questão de analisar os diferenciais da Allport e como eles refletem em seu condomínio.

Na visão do síndico profissional, o primeiro grande diferencial da empresa é o fato dela, literalmente, ser feita de gente para gente. Afinal, para Roth, esse é o pensamento que também deve permear a mente do síndico profissional. “Nos dias de hoje, ser síndico é pensar exatamente deste modo. Por isso, se esta filosofia não estiver muito bem enraizada, ele vai fazer um péssimo trabalho”, complementa.

: Cuidar de gente é um pensamento fundamental para o síndico profissional e traduzido pela Allport

Logo assim, Roth se identifica com o slogan e filosofia da Allport. “Tudo o que eu faço aqui, eu não penso no indivíduo: eu penso nas pessoas. Afinal, o síndico tem que se relacionar de forma coletiva e não de forma individual”, fala. “E a Allport mostra o quanto a empresa tem enraizada em seu DNA o espírito coletivo e o intuito de sempre lidar com a comunidade, com as pessoas, e não com o indivíduo”, finaliza.   

Em seguida, Roth aponta quais dentre os 5 pilares da Allport (pluralidade, qualidade, investimento nas pessoas, eficiência, empatia) o que mais se destaca: a pluralidade. Ele exemplifica com o exemplo do zelador que, apesar de ser um indivíduo, ele se relaciona com todo mundo, desde os moradores, prestadores de serviços e convidados dos condôminos. “Esse profissional sabe, somado à capacidade dada pela Allport, se relacionar com todos e navegar bem em todas as áreas. E isso é algo louvável”, enaltece o síndico profissional.

Um recado final: de um síndico profissional para um síndico profissional

Para finalizar, Roth pediu o espaço para deixar um recado final a todos os síndicos profissionais que buscam uma gestão melhor em seus condomínios. Por isso, apontou como a Allport pode ajudar neste objetivo

“Feita de gente para gente”. A filosofia da Allport é um diferencial para todo spindico profissional

“Para todos os síndicos que querem oferecer um serviço mais humano e estejam preocupados com a sua comunidade, é que busque uma empresa com os pilares que a Allport possui”, começa Roth. Ele lembra que neste mercado, todo mundo vai vender o seu “peixe” da melhor maneira possível. No entanto, para Roth, pouquíssimas empresas possuem isso enraizado em seu DNA na prática e não simplesmente um discurso teórico. “E isso eu vejo na Allport, uma empresa que é preocupada com todos os moradores e sempre visam o bem coletivo, a preocupação em cuidar de todos e com uma atenção gigantesca.”

Por fim, Roth volta a destacar a filosofia da Allport que, por ser feita de gente para gente, consegue cuidar as pessoas de forma singular, pensamento este que deve fazer parte de todo o síndico profissional. “E essa postura, eu nunca vi em nenhuma empresa do ramo. E isso me deixa extremamente seguro e satisfeito com a Allport”, finaliza.  

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